fbpx

Como fazer uma transição para a área de pré-venda

Assunto que eu gosto de conversar sobre, visto que há diferentes caminhos pelos quais um profissional acaba tentando (ou sendo convidado) para um cargo de consultor de pré-venda.

Então, se você já conhece a profissão e considera a possibilidade de tentar uma posição na área, confira aqui alguns pontos que podem ser úteis. E se você ainda não sabe o que faz um pré-venda (ou SE), confira o primeiro link nos comentários

Na prática, há alguns fatores que se destacam e aceleram a sua busca por uma oportunidade, e reconhecê-los já te coloca alguns passos à frente.

1) Identifique (e continue desenvolvendo) suas habilidades técnicas (ou hard skills) e procure vagas em empresas que estejam alinhadas a esse conhecimento. Como a posição existe em praticamente qualquer segmento de mercado, você pode buscar tecnologias que sejam aderentes ao conhecimento e experiência que você já possui (muitas vezes, com anos e anos de experiência). Por exemplo, se você tem um background de 15 anos na área de segurança da informação, fica mais fácil uma transição para empresas que atuam (e vendem) soluções nesse nicho.

2) Procure oportunidades de fazer apresentações em público (virtuais ou remotas), assim como oportunidades de compartilhar conhecimento com diferentes públicos. Isso te permite ficar confortável com apresentações que tenha que fazer, além de refinar o seu discurso de acordo com o público alvo. Há alguns anos, quando eu tive a oportunidade de recrutar e formar alguns pré-vendas, essa era uma característica muito bem vinda nas entrevistas e conversas.

3) Pesquise sobre a profissão em si. Entenda as responsabilidades de um pré-venda, quais habilidades são importantes, converse com profissionais que já atuam na área. Olhe vagas no LinkedIn, leia as descrições, as qualificações que cada empresa busca, que tipo de experiência e conhecimentos técnicos são exigidos. Dessa forma, você estará mais situado sobre a profissão, assim como sobre as expectativas que o mercado tem.

4) Ao se interessar por uma vaga/empresa, entenda o que a empresa se propõe a fazer. Qual necessidade das empresas clientes que aquela solução consegue resolver, quais (e quantos) produtos diferentes a empresa tem no portfólio. Isso vale tanto para fabricantes como para parceiros e integradores. Pesquise vídeos de apresentação dos produtos, leia estudos de caso públicos, leia avaliações dos produtos em questão. Isso te dará uma base muito boa para usar durante um processo seletivo.

5) Tente! Participe de processos, se aplique às vagas, crie alertas de novas vagas publicadas para ser notificado. Esteja atento para que, quando a oportunidade aparecer, você possa aproveitar.

Se você já é um SE, qual outra dica adicionaria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *