Talvez você já tenha visto o cargo de Sales Engineer por aí e se questionado o que exatamente isso significa. É um vendedor? É alguém técnico?
A verdade é que um Sales Engineer exerce ambas as funções. É alguém técnico, que possui (normalmente) um background mais especializado, mas que trabalha dentro de uma estrutura de vendas da empresa.
Quando pensamos numa transação comercial entre duas empresas (B2B), uma sendo a vendedora, que está oferecendo um determinado produto, e a outra como compradora, que está buscando adquirir alguma solução para uma necessidade específica, sabemos que existe um time comercial trabalhando em ambos os lados. E é exatamente nesse time comercial (no caso, do lado da empresa vendedora) que o Sales Engineer trabalha.
O SE (como temos o costume de abreviar) trabalha como um ponto de apoio técnico durante todo o processo comercial. É o braço direito do vendedor, de forma que possa endereçar tudo que, ao longo do processo comercial, dependa de um conhecimento mais técnico do produto/solução.
A empresa compradora (cliente) quer ver uma apresentação do produto? Entender a arquitetura e componentes necessários para que a solução funcione corretamente? Os times que farão uso do produto tem uma série de dúvidas que gostariam de esclarecer? Precisam, de alguma forma, testar o produto antes que seja aprovado tecnicamente? Perguntam sobre o processo de implementação? Todos esses pontos (e muitos outros) são endereçados, durante o processo comercial, pelo Sales Engineer.
Logo, é uma peça crítica e essencial em todo o processo comercial.
hashtag#presales hashtag#salesengineering hashtag#prevenda hashtag#solutionconsulting hashtag#salesengineer
Deixe um comentário